Desembaraço Aduaneiro: 5 Motivos Estratégicos para Terceirizar esse Processo

Se a sua empresa faz importações frequentes, tenho certeza que você já deve ter tido algumas surpresas no processo de Desembaraço Aduaneiro.

Essa é a etapa final do processo de importação, onde ocorre a liberação das mercadorias ao importador, depois da documentação ser verificada.

É durante o Desembaraço Aduaneiro que se verificam os dados declarados pelo exportador, os documentos apresentados e a conformidade com a legislação específica referente ao produto.

E é justamente nesse ponto que são identificadas as possíveis irregularidades e erros, o que pode atrasar ou botar a perder todo a importação.

Como você sabe, é possível fazer todo esse processo internamente, desde que se tenha um Despachante Aduaneiro no quadro de funcionários.

Ou optar por Terceirizar o Desembaraço ou até mesmo todo o processo, com uma empresa especializada no assunto.

A segunda opção é a escolha da grande maioria das empresas, independente do seu porte ou número de importações realizadas.

E nesse artigo eu vou lhe explicar os 5 principais motivos para essa ser a escolha da maioria e o motivo pelo qual você deve fazer o mesmo:

 

REDUÇÃO DE CUSTOS

desembaraço aduaneiro

Reduzir gastos é a primeira e mais perceptível das vantagens.

Importar por conta própria exige investimentos pesados, em equipe e recursos, uma vez que é preciso ter pessoas especializadas e com experiência na área.

Sem contar que terceirizando você pode fazer contratações pontuais, de acordo com o seu volume de demanda no período.

Além disso uma empresa especializada pode identificar alternativas e formas de reduzir os custos do processo e em especial a carga tributária.

Item que pode ser a diferença entre os produtos chegarem com um preço competitivo ou não no mercado.

 

MANTER O FOCO NO SEU NEGÓCIO

desembraço aduaneiro

Quando o desembaraço é terceirizado, você elimina um processo inteiro da sua gestão e assim reduz preocupações e o tempo gasto com isso.

E consegue focar muito mais no que é o essencial para o crescimento da sua empresa.

Você pode pensar que é apenas mais um processo e que dentro da empresa como um todo não faz tanta diferença assim.

Mas lembre-se, esse é um processo complexo. Tenho certeza que você já perdeu horas e mais horas tentando resolver questões relativas aos trâmites burocráticos sem sucesso, enquanto poderia estar investindo esse tempo em novas estratégias.

 

REDUÇÃO DE RISCOS

desembaraço aduaneiro

Todo o processo de importação é cheio de detalhes e exige um grande conhecimento especializado, além de atualização constante, pois sempre estão ocorrendo mudanças.

Além das exigências que variam para cada produto ou local de origem dos produtos.

O processo é complexo e burocrático, o que abre espaço para diversos erros: fiscais, alfandegários, conjunturais, até mesmo políticos.

Sendo muitos os pontos que podem pôr em risco a sua importação e o seu negócio.

Uma empresa especializada em importação tem um processo desenhado para executar corretamente e monitorar todas as etapas.

E também possuí no seu quadro profissionais fortemente capacitados e especializados.

Dessa forma, se algo sair do padrão ou acontecer algum entrave, conhecem a forma mais eficaz de resolver.

 

REDUÇÃO DE TEMPO

desembaraço aduaneiro

Pelos mesmos motivos citados anteriormente: processos definidos, experiência, pessoas qualificadas, foco e dedicação exclusiva. Quando você contrata uma empresa especializada a operação ocorre de forma muito mais rápida, além de segura.

E tempo literalmente é dinheiro nesse caso. Afinal, mais dias aguardando a liberação, significa mais tempo pagando armazéns e uma demora maior para o seu produto ser comercializado.

Sem contar que você também não precisa perder tempo com seleção, contratação, treinamento e organização de funcionários para as importações.

 

TER ASSESSORIA E SUPORTE DURANTE TODO O PROCESSO

desembaraço aduaneiro

Como você sabe e já falamos aqui, todo o processo de Importação é burocrático e sujeito a muitas variações.

Dominar legislações, calcular impostos, contratar fretes, liberar as mercadorias, podem se tornar muito complicado para quem faz isso de vez em quando.

Mas para quem trabalha na área é algo básico e corriqueiro, que com bons processos e muito conhecimento se resolve facilmente.

E mesmo que você venha contratar somente o DESEMBARAÇO ADUANEIRO, que é a etapa final, uma empresa séria e responsável vai lhe dar suporte e orientação durante todo a operação, pois é somente assim que se garante um desembaraço rápido e sem surpresas.

 

E é exatamente dessa forma que nós trabalhamos aqui na Condor Internacional!

Aceite meu convite e profissionalize o seu DESEMBARAÇO ADUANEIRO COM A CONDOR e tenha uma operação ágil, segura e com custos reduzidos.
CLIQUE AQUI e saiba mais.

Asseguro que será uma excelente decisão para o desenvolvimento do seu negócio.

Um forte abraço e ótimos negócios.
Lauro Melo – Diretor Executivo

Condor Internacional

Comentar com Facebook