DESPACHANTE ADUANEIRO: Como Escolher o Ideal Para a Sua Empresa?

A escolha do despachante aduaneiro deve ser tratada de forma estratégica dentro do seu negócio. Afinal o Despachante é responsável por acompanhar e intermediar todo o processo de importação ou exportação, além de organizar toda a documentação exigida.

A sua atuação pode facilitar o processo, trazendo economia e vantagens competitivas para o seu negócio. Como também pode trazer algumas dores de cabeça, se você não tomar cuidado na escolha.
E para lhe ajudar nessa decisão, reuni abaixo OS PRINCIPAIS PONTOS que você deve observar no momento de escolher quem será o responsável pelas suas importações.

Avaliação da Carta de Clientes.

despachante aduaneiro

 

Busque identificar quem são os principais clientes atuais da empresa que será o seu despachante aduaneiro.

Uma carteira de clientes sólida e de longo prazo é um bom indicativo.

Se possível FAÇA CONTATO com os clientes e PEÇA A OPINIÃO deles.

Pergunte sobre o andamento dos processos, como é o atendimento, identifique problemas que possam ter ocorrido, mas acima de tudo peça sobre a disponibilidade da equipe e agilidade nas soluções, nos momentos em que as dificuldades surgiram.

São nesses momentos que você identifica quem realmente é sério e comprometido com o seu negócio.

Um outro ponto interessante de ser investigado é a respeito dos GANHOS DE TEMPO ou ECONOMIA FINANCEIRA, que foram alcançados com esse parceiro.

Qualificação da Equipe.

despachante aduaneiro

Quando você for escolher a empresa que vai cuidar do seu Desembaraço Aduaneiro, é muito importante você observar a composição da equipe dessa empresa.

Isso porque a QUALIFICAÇÃO E EXPERIÊNCIA dessas pessoas são fundamentais para que o serviço seja executado com maestria.

Avalie a quantidade de funcionários, tempo de mercado, organização dos setores e processos. Uma empresa com bons processos e controles com certeza lhe trará tranquilidade, qualidade e pronto retorno no dia-a-dia.

Você sabia que para se tornar despachante aduaneiro, não é necessária graduação?

Um bom profissional, busca se capacitar, investindo em formação acadêmica e outras especializações que a rotina operacional demanda com as variações das legislações do comércio exterior. Isto faz toda diferença!

Por tanto, TOME MUITO CUIDADO, especialmente quando os orçamentos forem muito abaixo do mercado.

Processos e Controles.

despachante aduaneiro

Procure identificar como a empresa funciona.

Comece avaliando se possuem escritórios ou atendem os principais portos e aeroportos.

Essa proximidade é realmente importante pois sempre agiliza os processos.

Pergunte detalhes sobre a operação, como definição de prazos, pontos claros de controle e definição de responsáveis por cada etapa do processo.

As importações são cheias de detalhes, portanto quanto maior a transparência de informações e assessoria adequada, mais segurança sua empresa terá.

Domínio das legislações.

despachante aduaneiro

Um excelente despachante aduaneiro está sempre atualizado sobre a legislação vigente, principalmente quando se tratam de produtos regulamentados pela Anvisa.

Afinal, além de organizar toda a documentação exigida, é importante que ele tenha CAPACIDADE DE ORIENTAR a sua empresa sobre a melhor maneira de realizar as suas importações.

Se a sua LINHA DE PRODUTOS É ESPECIALIZADA, com uma legislação mais rigorosa, como a área da saúde, por exemplo, priorize a contratação de uma empresa com larga experiência na liberação alfandegária do seu segmento.

Isso porque nem todos os despachantes aduaneiros possuem experiência e conhecimento aprofundado em áreas muito especificas, o que pode acabar complicando o seu processo.

Esse foi um dos motivos pelo qual optamos por nos especializar e focar nossa atuação na área da saúde.

Aqui na Condor nós prezamos pela excelência nos serviços prestados e priorizamos sempre o sucesso dos nossos clientes.
E entendemos que a melhor forma de fazer isso é aprofundando nosso conhecimento e dominando os mínimos detalhes do PROCESSO COMPLETO de importação no segmento da saúde.

Portanto se você está procurando o parceiro ideal para a sua empresa, CLIQUE AQUI, conheça mais detalhes e vamos conversar.

Estou esperando o seu contato.

Um abraço.

Comentar com Facebook